Dia do Químico: Experimentos, Teoria e Prática
Em comemoração ao Dia do Químico (18/06) na Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, os bolsistas PIBID realizaram uma mostra de diversos experimentos, sendo eles:
GELECA, com objetivo de evidenciar uma reação de polimerização por meio da alteração de consistência do material e estrutura rígida.
SANGUE DO DIABO, com objetivo de evidenciar uma reação por meio de deslocamento de equilíbrio químico pela adição de ácido e base com mudança de cor no sistema.
SERPENTE DO FARAÓ, com objetivo de evidenciar um fenômeno químico por meio de uma reação de combustão.
RELÓGIO DE IODO, com objetivo de evidenciar o efeito da concentração e da temperatura na velocidade de uma reação por meio de uma súbita mudança de cor no sistema.
VARINHA MÁGICA, com objetivo de evidenciar uma reação exotérmica por meio da oxidação do álcool.
DEIXANDO A ÁGUA TRANSPARENTE, com objetivo de evidenciar uma reação por meio de adição de ácido e óxido, com mudanças de cores.
Os experimentos foram demonstrados e explicados pelos bolsistas PIBID à comunidade escolar. À medida que os bolsistas demonstravam os experimentos, explicavam teoricamente os fenômenos observados durante atividade prática.
Essa experiência pedagógica foi importante na formação docente dos bolsistas PIBID, pois possibilitou uma forma metodológica diferenciada no ensino pautado na experimentação.
E possibilitou um contato com alunos do Ensino Fundamental que se mostraram entusiasmados nas demonstrações e explicações dos experimentos realizados, e também de forma a divulgar a importância do PIBID na escola. Além disso, permitiu a divulgação das atividades desenvolvidas no subprojeto e do saber científico na formação pedagógica cidadã dos alunos da escola.
Agradecemos ao apoio da equipe gestora (Denísia, Iara, Marcelo, João), pedagógica (Márcia, Fabiana, Meiriluce, Vanessa) e docente (Carmem, Eva, Rívia) e demais colaboradores da Escola.
SANGUE DO DIABO, com objetivo de evidenciar uma reação por meio de deslocamento de equilíbrio químico pela adição de ácido e base com mudança de cor no sistema.
SERPENTE DO FARAÓ, com objetivo de evidenciar um fenômeno químico por meio de uma reação de combustão.
RELÓGIO DE IODO, com objetivo de evidenciar o efeito da concentração e da temperatura na velocidade de uma reação por meio de uma súbita mudança de cor no sistema.
VARINHA MÁGICA, com objetivo de evidenciar uma reação exotérmica por meio da oxidação do álcool.
DEIXANDO A ÁGUA TRANSPARENTE, com objetivo de evidenciar uma reação por meio de adição de ácido e óxido, com mudanças de cores.
Os experimentos foram demonstrados e explicados pelos bolsistas PIBID à comunidade escolar. À medida que os bolsistas demonstravam os experimentos, explicavam teoricamente os fenômenos observados durante atividade prática.
Essa experiência pedagógica foi importante na formação docente dos bolsistas PIBID, pois possibilitou uma forma metodológica diferenciada no ensino pautado na experimentação.
E possibilitou um contato com alunos do Ensino Fundamental que se mostraram entusiasmados nas demonstrações e explicações dos experimentos realizados, e também de forma a divulgar a importância do PIBID na escola. Além disso, permitiu a divulgação das atividades desenvolvidas no subprojeto e do saber científico na formação pedagógica cidadã dos alunos da escola.
Agradecemos ao apoio da equipe gestora (Denísia, Iara, Marcelo, João), pedagógica (Márcia, Fabiana, Meiriluce, Vanessa) e docente (Carmem, Eva, Rívia) e demais colaboradores da Escola.
0 comentários:
Postar um comentário