Oficina ácido-base
Em substâncias de nossa casa podemos fazer uma experiência simples de identificação de ácidos e bases, utilizando o repolho roxo como indicador.
Fotos dos alunos realizando o experimento:
Roteiro
experimental:
INDICADOR
ÁCIDO-BASE
Objetivo:
Com o auxílio
de substâncias conhecidas em nosso cotidiano, classificar quais
delas possui caráter ácido ou básico.
Procedimentos:
- Preencha com aproximadamente 5 mL de água, os copos enumerados de 1 a 5.
Em
seguida, adicione os materiais indicados na TABELA 1, de acordo com a
numeração de cada copo.
Observe
o que acontece e preencha a tabela abaixo.
TABELA 1
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Copo
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Solução
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Observações
ocorridas no experimento
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1
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5
gotas de vinagre + 5 mL de solução de suco de repolho roxo
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2
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5
gotas de detergente com amoníaco + 5 mL de solução de repolho
roxo
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3
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5 mL
de solução de repolho roxo
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4
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1
gota de detergente com amoníaco + 5 mL de solução de repolho
roxo
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5
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5 mL
de álcool + 5 mL de solução de repolho roxo
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- Adicione aproximadamente 5 mL de água em cada copo e, em seguida, 5 mL de solução de repolho roxo.
Em
seguida, acrescente 5 gotas das substâncias como descritas na TABELA
2. Anote as observações
ocorridas na tabela abaixo.
TABELA 2
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Copo
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Solução
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Observações
ocorridas no experimento
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1
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Leite
de Magnésio
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2
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Xampu
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3
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Leite
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4
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Suco
de limão
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5
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Detergente
líquido
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6
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Solução
aquosa de sabão em pó
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Agora,
de acordo com o experimento do grupo, responda:
- Com base nos resultados da atividade experimental realizada, classifique as substâncias da tabela 2 como ácidas ou básicas.
- Com base nas colorações observadas no procedimento 2 e, comparando com os resultados da tabela 1, classifique as substâncias como ácidos fortes e fracos ou bases fortes e fracas.
Para saber mais
FELTRE, R. Química:
Química Geral. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2004. vol. 1, p.
187-206.
Fotos dos alunos realizando o experimento:
Parabéns!!! Muito legal a atividade...
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