Roteiro experimental: "Misturas Homogêneas e Heterogêneas"
Roteiro que foi aplicado junto ao experimento para análise dos alunos e posterior resolução.
Objetivo: Com o auxílio de substâncias conhecidas no nosso cotidiano, classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.
Faça Assim: Preencha os béqueres com água até metade. Em seguida, adicione os materiais indicados na Tabela, de acordo com a numeração de cada copo, observe o que acontece e preencha a tabela abaixo.
Observação: Utilize colheres para manusear os materiais sólidos (sal, açúcar e areia), e não prove e não cheire nenhuma substância.
Tabela: Misturas realizadas no experimento.
Experimento | Mistura | Número de componentes | Número de fases | Classificada como: |
01 | Areia + sal | |||
02 | Água + sal | |||
03 | Água + areia | |||
04 | Água + areia +sal | |||
05 | Água + sal + açúcar | |||
06 | Água + óleo | |||
07 | Água + areia + óleo | |||
08 | Água + gelo | |||
09 | Água + gelo + óleo | |||
10 | Água + álcool |
Responda em grupo:
1) O número de componentes de um sistema é sempre igual ao número de fases? Justifique sua resposta dando exemplos.
2) De acordo com o que você realizou no experimento, é correto afirmar que, se um sistema apresenta dois componentes, ele é necessariamente heterogêneo? Justifique.
3) No sistema ilustrado a seguir, estão presentes água, açúcar e gelo. De acordo com a figura, responda:
a) Quantos componentes formam esse sistema?
b) Quantas fases há nesse sistema?
4) Após as aulas de laboratório, Gabriel chegou em sua casa e realizou uma experiência, colocando em um copo, água, sal, areia e óleo. Imagine a experiência de Gabriel e faça um desenho do sistema indicando com setas cada componente.
5) Imagine que você recebeu um frasco contendo uma mistura heterogênea de água e areia. Proponha uma maneira para separar essa mistura.
Para saber mais:
FELTRE, R. Química: Química Geral. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2004. vol. 1, p. 11-15.
PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano: Química Geral. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2003. vol. 1, p. 23-27.
0 comentários:
Postar um comentário