Soluções
Experimento realizado em sala de aula com a professora Julieta, bolsistas do programa e turma do EJA. Onde notamos que a química está presente em nossas vidas até com materias alternativos como suco industrial e garrafas Pet. Vejam como foi essa experiência " bebível ".
- Roteiro experimental - Soluções
INTRODUÇÃO
O tema soluções está relacionado com várias situações vivenciado pelas pessoas no dia-a-dia, uma vez que muitas substâncias utilizadas estão sob a forma de misturas como, por exemplo: água mineral com gás, leite, uma barra de ferro. Assim, é importante que as pessoas relacionem os conceitos estudados em sala de aula com as situações do seu cotidiano.
OBJETIVOS
Identificar a solução como insaturada, saturada e supersaturada;
Identificar a solução como concentrada ou diluída.
PROCEDIMENTO
1ª etapa: Dissolver o conteúdo de um pacote de suco na garrafa com 0,5L de água. Agitar. Observar.
2ª etapa: Acrescentar 0,5L de água na garrafa com o suco, completando 1L. Agitar. Observar.
3ª etapa: Novamente, acrescentar 0,5L de água na garrafa com o suco, completando 1,5L. Agitar. Observar.
EXERCÍCIOS
1) Calcule a concentração para cada etapa da preparação do suco. Cada grupo deve mostrar os cálculos realizados para as concentrações, preencher a Tabela e escrever se cada suco preparado é insaturado, saturado ou supersaturado.
Tabela: Massa dos sucos e volumes utilizados.
GARRAFA / MASSA (g) / VOLUME (L)
1ª etapa / /
2ª etapa / /
3ª etapa / /
2) Carol vai fazer um lanche para suas amigas e gostaria de saber quanto de soluto irá gastar para fazer um 1,5L de suco. Sabe-se que a embalagem do suco tem 30g e faz 1L. Calcule a massa necessária de pó para preparar 1,5L de suco (com a mesma qualidade que mandam as especificações do rótulo).
3) Qual é o solvente e qual o soluto?
4) Qual é a massa de soluto presente em 750mL dessa solução?
5) Que volume de solução, em mL, contém 30g de soluto?
6) Escreva o que achou de mais interessante na prática.
BIBLIOGRAFIA
PERUZZO, Francisco P.; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006. v. 2.
- Fotos dos alunos realizando o experimento.
Parabéns pela atividade meninas...
ResponderExcluir