XVI Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ/ X EDUQUI – Encontro de Educação Química da Bahia
O XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é um evento bianual promovido pela Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e organizado por Instituições de Ensino Superior brasileiras, estimulou e tem estimulado a pesquisa em Ensino de Química em todo o país. O desenvolvimento da área levou, em 1994, à criação da Revista Química Nova na Escola, que se tornou o principal periódico de ensino química do Brasil, tendo alavancado e consolidado a qualidade dos trabalhos de pesquisa.
O ENEQ comemorou, portanto, 30 anos de congregação dos educadores químicos no Brasil em 2012. Nesta oportunidade, o ENEQ, na cidade de Salvador, Bahia, foi realizado no período de 17 a 20 de julho de 2012, e competiu à Universidade Federal da Bahia o encargo de organizá-lo, juntamente com outras IES baianas.
Concomitantemente, os pesquisadores das Universidades Federais e Estaduais da Bahia estiveram realizando a 10ª edição do EDUQUI – Encontro de Educação Química da Bahia.
O ENEQ comemorou, portanto, 30 anos de congregação dos educadores químicos no Brasil em 2012. Nesta oportunidade, o ENEQ, na cidade de Salvador, Bahia, foi realizado no período de 17 a 20 de julho de 2012, e competiu à Universidade Federal da Bahia o encargo de organizá-lo, juntamente com outras IES baianas.
Concomitantemente, os pesquisadores das Universidades Federais e Estaduais da Bahia estiveram realizando a 10ª edição do EDUQUI – Encontro de Educação Química da Bahia.
Os Objetivos:
- Congregar professores, pesquisadores, estudantes e outras pessoas atuantes na educação básica e na educação superior e interessadas na área de Educação Química, incrementando e articulando contatos diversificados concernentes a produções científicas.
- Socializar, debater e refletir criticamente idéias e produções acadêmicas ligadas à área de ensino de química à luz das tendências, concepções e práticas atuais, visando contribuir para a formação em química da sociedade, através da melhoria da formação dos professores de química.
- Intensificar a interlocução entre grupos de pesquisa em linhas temáticas da área da Educação Química, inter-relacionando e alimentando conhecimentos, ações e mudanças junto às comunidades em âmbito local, regional e nacional.
- Fortalecer o intercâmbio com pesquisadores em ensino de química estrangeiros.
- Fortalecer a centralidade do professor como agente de transformação do ensino de química no sentido de sua melhor qualidade.
O PIBID Química/Pontal, contou com o envio de 12 trabalhos realizados no âmbito do programa, que foram apresentados no evento. Este ENEQ representou uma ação afirmativa em compartilhar nossas vivências metodológicas no Ensino de Química, além de vivenciar novas experiências e perspectivas, observadas em outros trabalhos.
0 comentários:
Postar um comentário