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sábado, 7 de maio de 2011

Separação de misturas


   Olá pessoal, em nossas torneiras diariamente chegam água limpa e pura. Mas vocês sabem como essa água foi tratada? 
   Nesse procedimento realizado com alunos dos primeiros anos do ensino médio, foram mostrados três processos de separação que fazem com que eles visualizem em pequena escala como esse processo é realizado nas estações de tratamento de água, a fim de melhorar a qualidade de nossa H2O.


Experimento: Separação de Misturas


   Na natureza raramente encontramos substâncias puras. Em função disso é   necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância. Exemplos muito comuns são os procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água a fim de livrá-la de uma variedade de materiais impróprios para o consumo humano, tornando-a potável.
          Entre a entrada da água bruta na estação de tratamento até sua saída, já potável,    decorrem várias etapas, entre elas: coagulação, floculação, decantação e os processos de desinfecção: cloração e fluoretação.  

           Você vai precisar de:
  • Filtro confeccionado a partir de garrafa PET cascalho e areia;
  • Funil de decantação;
  • Béqueres;
  • Colher descartável;
  • Bastão de vidro;
  • Solução de Sulfato de cobre (CuSO4 1,0 mol/L);
  • Hidróxido de sódio sólido (NaOH);
  • Terra;
  •         Óleo .

      Faça assim 


      Procedimento 1
  1. Em aproximadamente 100 mL de água no béquer, adicione uma ponta de colher de terra e agite a solução;
  2. Observe o líquido com relação a cor, cheiro e anote;
  3. Adicione toda a solução sobre o filtro de pedras e areias;
  4. Espere até que todo o líquido escoe no béquer sob o filtro;
  5. Compare o líquido obtido com o líquido anterior com relação à cor e cheiro;
  6. Retire a metade da quantidade de líquido filtrado para o procedimento 2.

          Procedimento 2 – (Será realizado pelos bolsistas)
  1. Colete duas porções de 50 mL da água filtrada no procedimento anterior em béqueres separados;
  2. Em um dos béqueres adicione 10 gotas de sulfato de cobre (CuSO4 1,0 mol/L) e em seguida acrescente uma ponta de colher de NaOH . Agite.
  3. Espere aproximadamente 2 minutos e observe.
          Procedimento 3
  1. Coloque 10 mL de água em um béquer;
  2. Coloque 10 mL de óleo em outro béquer;
  3. Certifique se a torneira do funil está fechada;
  4. Adicione o óleo dentro do funil, em seguida adicione também a água;
  5. Com o auxílio dos bolsistas, agite a mistura e observe o que ocorre;
  6. Posicione um béquer sob o funil;
  7. Utilize a torneira do funil para escoar um dos líquidos.

           Questões:

  1. De acordo com a figura 1 classifique os processos de separação realizados nos três procedimentos, em: floculação, decantação e filtração.
  1. Após o procedimento 1 qual foi o aspecto do líquido com relação a cor, quando comparado a mistura antes de colocar no filtro?
  1. Explique com suas palavras o que ocorreu ao adicionar CuSO4 e NaOH á água filtrada?
  1. Compare o líquido resultante no procedimento 2 com o líquido resultante no procedimento 1.
  1. No procedimento 3, após agitação dos líquidos o que ocorre? Por quê?

           Suas conclusões:

           Para saber mais:
           
               portaldoprofessor.mec.gov.br /acessado em 01 de outubro
               WWW.algosobre.com.br/ acessado em 01 de outubro
               pt.wikipedia.org/wiki/Água_potável acessado em 02 de outubro
               WWW.sitiodosmiudos.pt/laboratorio/brincareaprender.asp? Acessado em 02 de outubro

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Fotos dos alunos realizando os procedimentos peços:

Filtração


Para o processo de filtração, foi montado com os alunos um filtro contendo algodão, pedra brita, areias grossa e fina.

Foi passadas as instruções para que tudo fosse feito como esperado e que não houvesse nenhum imprevisto.



Misturou-se terra com água, adicionado-se posteriormente no filtro produzido pelos mesmos.











Destilação
Para a realização da segunda parte do experimento foi posto para os alunos um filtro de decantação no suporte universal.


Foi posto no mesmo água e óleo e agitou-se os dois líquidos.







Após a agitação o óleo ficou superior a água pelo fato da densidade. Com o auxílio dos bolsistas abriu-se a torneira do filtro para que fosse separado a água do óleo.


















Floculação
No terceiro e último processo, coletou-se um pouco de água filtrada de cada bancada dos alunos e as misturaram.


A essa mesma água coletada foi posto os reagentes NaOH e CuSO4.



Com a mistura dos reagentes houve a formação de um precipitado de coloração azulada que se depositou no fundo do Béquer.







Com isso os procedimentos foram realizados passando diversidade e cultura para os alunos.

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