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quarta-feira, 4 de maio de 2011

I Mostra de Ciência & Tecnologia de Ituiutaba



 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia de Ituiutaba 

  A mostra está programada para se realizar no dia 13 e 14 de outubro de 2011
iniciando as 9:00h até 11:30h e 14:00h até as 17:30h. O local onde a mostra será
realizada é o Atrium Salão de Eventos, localizado na Av. Prof. José Vieira Mendonça,1741. O local oferece estrutura para acomodar cerca de 60 trabalhos, que corresponde ao quantitativo que se tem como meta.
  Quanto a natureza dos trabalhos, eles podem ser classificados em:
a) investigativos – quando o trabalho objetiva descrever uma pesquisa realizada em torno de problemas e situações do mundo científico, tecnológico ou do cotidiano, visando maior compreensão acerca dos mesmos e à indicação de possíveis soluções.
b) didáticos – quando o trabalho tem o objetivo de ilustrar, aplicar, mostrar, revelar, os princípios científicos de funcionamento de certos objetos, dispositivos, máquinas, mecanismos, processos, sistemas.
c) construtivos – trabalho voltado para a construção de algum objeto ou dispositivo, que possua uma dimensão de inventividade, seja na função, na forma, no processo, ou na proposição de soluções.
Objetivos:
A 1a Mostra de Ciência e Tecnologia de Ituiutaba tem como objetivo implantar na cidade de Ituiutaba um espaço pedagógico, envolvendo a universidade e as escolas de ensino básico, que leve os professores a uma rotina de orientação e parceria com os alunos na busca do conhecimento e dos caminhos necessários à execução de seus projetos de trabalho, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, o exercício da cooperação e a construção da autonomia de professores e alunos envolvidos no trabalho.
Objetivos específicos:
(1) Capacitação de grupos dentro das escolas para desenvolvimento de projetos;
(2) Elaboração de planos para orientação dos alunos;
(3) Realização de eventos escolares para a seleção prévia de trabalhos;
(4) Realização do evento municipal para a apresentação dos trabalhos;
(5) Criar um espaço de interação entre as escolas de ensino básico com a universidade;
(6) Efetuar uma avaliação do desenvolvimento e dos resultados da Feira.
(7) Aproveitar este novo ambiente de ensino também com um ambiente de pesquisa, propiciando a produção do conhecimento na área, pautando na indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino.
Regulamento:
A) Incrições:
As inscrições dos trabalhos estão previstas para ocorrer entre os dias 01 de
setembro a 05 de outubro de 2011. As inscrições dos trabalhos deverão ser
realizadas pelo sítio www.facip.ufu.br/node/762.
A.1) Requisitos:
Para a inscrição ser aceita o trabalho deve atender aos seguintes itens:
• Ser elaborado individualmente ou em grupo de no máximo 4 estudantes.
• Os estudantes devem estar regularmente matriculados no ensino básico ou
ensino técnico de escolas públicas ou particulares da cidade de Ituiutaba e
região.
• Possuir um professor orientador que atue no ensino básico.
• Submeter eletronicamente o arquivo eletrônico de um projeto que contenha:
título, nome do(s) membro(s) participante(s) e do(s) professor(es)
orientador(es), resumo, introdução (deve conter os objetivos e justificativas
do trabalho descritos de forma clara), revisão bibliográfica, procedimentos e
resultados (onde será relatado o desenvolvimento do projeto), conclusão e
referências. (o arquivo deve ser documento Word .doc ou .pdf)
•O trabalho deve possuir um “Diário de Bordo”. Este diário é um caderno ou
pasta onde o estudante registra cada etapa realizada para desenvolver o
projeto, registrando detalhadamente e precisamente (com datas e locais)
todos os fatos, descobertas e indagações, investigações, entrevistas, testes,
esboços, anotações, resultados e respectivas análises. Este diário não será
exigido no momento da inscrição, mas deve estar disponível no momento da
realização da mostra.
•É desejável, mas não obrigatório, que o trabalho inscrito tenha sido
apresentado em uma feira de ciências realizada na escola de origem.
A2) As inscrições serão gratuitas.
A3) Serão aceitos trabalhos nas diversas áreas do conhecimento: física, química,
biologia, matemática, ciências sociais e humanas aplicadas.
A4) É vedado a inscrição de um mesmo estudante em trabalhos diferentes.
A5) É permitido que um mesmo professor(a) oriente mais de um trabalho.
A6) É obrigatório que todo trabalho tenha um orientador.
A7) Os trabalhos serão a avaliados em três categorias diferentes: ensino
fundamental 1 – estudantes do 2o ao 5o ano do ensino fundamental; ensino
fundamental 2 – estudantes do 6o ao 9o ano do ensino fundamental; ensino médio e técnico – estudantes do 1o ao 3o ano do ensino médio e estudantes de ensino
técnico.
B) Realização da mostra:
B1) Cada trabalho terá a disposição uma mesa e quatro cadeiras para montar os
dispositivos necessários para a apresentação de seu trabalho. A apresentação pode ser feita por meio de banner, que deve conter imagens ilustrativas e uma breve descrição do trabalho realizado.
B2) Haverá disponibilidade de um ponto de energia (110V) caso seja necessário e o responsável pela inscrição tenha feito a solicitação.
B3) O local da amostra será aberto as 8:00h do dia 13/10/2011 para a montagem
dos trabalhos.
B4) O local da amostra ficará aberto até 20:00h do dia 14/10/2011 para a
desmontagem dos trabalhos. Caso algum item seja esquecido ou abandonado ele
será devidamente descartado.
B5) Na mostra não serão aceitos materiais tóxicos, substâncias que apresentem
riscos de incêndio e/ou explosão, nem materiais que coloquem em risco a
integridade física dos participantes e visitantes (como por exemplo, nitrogênio
líquido).
B6) Na mostra não será permitido a manipulação de animais ou vegetais vivos.
B7) Na mostra não será permitido a manipulação de substâncias químicas que
atrapalhem o conforto dos outros estudantes e visitantes, como por exemplo,
compostos que possuem forte odor.
B8) Caso durante o desenvolvimento do projeto tenha sido utilizado um dos itens
não permitidos, o(s) estudante(s) devem encontrar uma forma de mostrar e/ou
relatar sem a utilização dos mesmos.
B9) É obrigatória a presença de todos os integrantes dos grupos durante a execução da mostra.
B10) Uma cópia de cada um dos documentos submetidos eletronicamente, no
momento da inscrição, bem como o Diário de Bordo deve estar disponível junto
com a apresentação do trabalho.
B11) A entrada para a feira será gratuita.
C) Avaliação dos trabalhos:
C1) A avaliação será feita por profissionais residentes em Ituiutaba que possuem
significativo reconhecimento em suas áreas de atuação.
C2) Cada trabalho será avaliado por pelo menos 3 avaliadores e as notas serão
atribuídas segundo os seguintes critérios:
• Criatividade e inovação.
• A realização do trabalho: a abordagem do problema estudado, dos
resultados obtidos e a interlocução com a conclusão e/ou solução
apresentada.
• A forma e clareza da apresentação ao público.
• A forma e clareza dos documentos submetidos eletronicamente e do Diário
de Bordo.
•O impacto do projeto.
C3) A apresentação do trabalho no momento da mostra, o arquivo disponibilizado no momento da inscrição e o Diário de Bordo servirão de subsidio para que a avaliação seja realizada.
C4) A pontuação será realizada de acordo com a tabela abaixo:
Critério
Item
Pontuação
máxima
1. Criatividade e inovação.
1.1. Criatividade
100
1.2. Inovação
50
2. A realização do trabalho: a abordagem do problema estudado, dos resultados obtidos e a interlocução com a conclusão e/ou solução apresentada.
2.1. Adequação da abordagem do problema
50
2.2. Resultados obtidos
50
2.3. Conclusão e discussão
50
2.4. Trabalho de equipe
50
3. A forma e clareza da apresentação ao público.
3.1. Pôster e/ou protótipo e/ou recursos utilizados
50
3.4. Apresentação oral
50
4. A forma e clareza dos documentos submetidos eletronicamente e do Diário de Bordo.
4.1. Diário de Bordo
50
4.2. Documentação geral do trabalho
50
5. O impacto do projeto.
5.1. Impacto do projeto
50
TOTAL
C5) Em casos de desempate será observada a avaliação do item 1 da tabela acima, sendo o vencedor que tiver melhor nota. Mantendo-se o empate serão observadas as notas dos itens seguintes da tabela acima, na sequência que aparecem, até que se tenha um vencedor.
C6) A avaliação será realizada durante a realização da mostra no dia 13/10/2011 e 14/10/2011. O período da tarde do dia 14/10/2011 é reservado para reunião dos
avaliadores e validação do resultado.
C7) A classificação será obtida pela média das notas dos avaliadores de cada
trabalho.
C8) A divulgação do resultado e a premiação serão realizados no dia 14/10/2011,
na finalização do evento.
C9) A demonstração ou material físico presente no estande é secundário ao
conhecimento do estudante sobre o assunto. É importante perceber se a autoria do projeto foi de fato dos participantes do projeto. Casos de plágios serão penalizados com desclassificação.
D) Premiação:
D1) Todos os participantes da mostra receberão certificados. Estes certificados
serão expedidos pela PROEX/UFU.
D2) Os três trabalhos melhores avaliados, em cada categoria (Ensino fundamental 1 – estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental; ensino fundamental 2 –estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental; ensino médio e técnico – estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio e estudantes de ensino técnico) receberão troféus.
D3) Os três trabalhos melhores avaliados serão receberão apoio para participação em feiras de âmbito nacional, como por exemplo, a Feira brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) que ocorre normalmente no início de cada ano. Somente receberá o apoio os trabalhos que se enquadrarem nas regras da feira de âmbito estadual e/ou nacional e forem devidamente classificados.
D4) Como parte do apoio, os integrantes do grupo que teve o trabalho melhor
avaliado e o orientador terão direito a passagens para participação de feiras de
âmbito estadual e/ou nacional, limitados ao valor máximo de R$ 3.000,00 por
trabalho (viagens de ida e volta). As passagens podem ser aéreas e/ou terrestres,
observado o menor preço e a melhor forma de acesso.
D5) Os integrantes do trabalho melhor classificado em cada categoria receberão
bolsas de Iniciação Científica Júnior, com vigência de novembro de 2011 a
fevereiro de 2012.
E) Casos omissos neste regulamento serão julgados e resolvidos pela coordenação do evento.

Maiores informações: adevailton@pontal.ufu.br

Equipe:
Débora Coimbra Martins
Leonice Matilde Richter
Vlademir Marim
Alexandra Epoglou
José Gonçalves Teixeira Jr.
Milton Antônio Auth
Coordenador: Adevailton Bernardo dos Santos 

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