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quarta-feira, 6 de abril de 2011

Roteiro experimental: "Misturas Homogêneas e Heterogêneas"




    Roteiro que foi aplicado junto ao experimento para análise dos alunos e posterior resolução.



Objetivo: Com o auxílio de substâncias conhecidas no nosso cotidiano, classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.

Faça Assim: Preencha os béqueres com água até metade. Em seguida, adicione os materiais indicados na Tabela, de acordo com a numeração de cada copo, observe o que acontece e preencha a tabela abaixo.

Observação: Utilize colheres para manusear os materiais sólidos (sal, açúcar e areia), e não prove e não cheire nenhuma substância.

Tabela: Misturas realizadas no experimento.

 Experimento
Mistura
Número de componentes
Número de fases
Classificada como:
01
Areia + sal



02
Água + sal



03
Água + areia



04
Água + areia +sal



05
Água + sal + açúcar



06
Água + óleo



07
Água + areia + óleo



08
Água + gelo



09
Água + gelo + óleo



10
Água + álcool




Responda em grupo:
1)    O número de componentes de um sistema é sempre igual ao número de fases? Justifique sua resposta dando exemplos.

2)    De acordo com o que você realizou no experimento, é correto afirmar que, se um sistema apresenta dois componentes, ele é necessariamente heterogêneo? Justifique.

3)    No sistema ilustrado a seguir, estão presentes água, açúcar e gelo. De acordo com a figura, responda:

a)     Quantos componentes formam esse sistema?                                                   
                          
b)     Quantas fases há nesse sistema?
                                                                                                                             

4)    Após as aulas de laboratório, Gabriel chegou em sua casa e realizou uma experiência, colocando em um copo, água, sal, areia e óleo. Imagine a experiência de Gabriel e faça um desenho do sistema indicando com setas cada componente.

5)    Imagine que você recebeu um frasco contendo uma mistura heterogênea de água e areia. Proponha uma maneira para separar essa mistura.

Para saber mais:
FELTRE, R. Química: Química Geral. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2004. vol. 1, p. 11-15.
PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano: Química Geral. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2003. vol. 1, p. 23-27.

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