Enter Header Image Headline Here

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1º Simpósio Mineiro de Educação Química


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) propôs que em 2011 fosse instituído como o Ano Internacional da Química (AIQ), considerando que neste ano completam-se 100 anos de um importante marco para a Ciência Moderna – o primeiro prêmio Nobel de Química conferido a uma mulher cientista: Marie Curie. Dentre as diferentes frentes comemorativas que foram propostas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e por várias instituições de ensino brasileiras, apresentamos o I Simpósio Mineiro de Educação Química (I SMEQ) como uma das iniciativas que farão parte da programação para o AIQ no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Com o I SMEQ buscaremos resgatar importantes discussões entre os educadores químicos, muitas delas que estavam na pauta de debates do Encontro Mineiro de Ensino de Química (EMEQ), que teve a sua terceira edição em 2003, também na UFV. Esse encontro, que acontecia em períodos bienais, não mais ocorreu nos anos de 2005, 2007 e 2009, sendo resgatado agora em 2011 como uma proposta de discutir a Educação Química e as novas perspectivas para (re)construção dos saberes na contemporaneidade.
Considerando a relevância de debates educacionais no âmbito da Química, acreditamos que será oportuno resgatarmos esse espaço privilegiado de discussões que caracterizam eventos dessa natureza, buscando implementar na práxis formativa da Educação Básica importantes reflexões que se apresentam através das pesquisas desenvolvidas em diferentes instituições de Ensino Superior. Isso poderia trazer contribuições relevantes para os professores e professoras que encontram no dia a dia da sala de aula grandes desafios, demandando uma ampla reflexão sobre as tomadas de decisão e metodologias de trabalho a serem adotadas, de modo a contemplar toda a diversidade presente na Escola.
Nesse sentido, em conversas estabelecidas com um grupo de professores que atuam na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e Superior, percebemos que o Ano Internacional da Química representa um momento oportuno para colocarmos em discussão esses importantes debates educacionais, de modo que, doravante, estes debates sejam um marco para o (re)começo desse importante evento e a união da comunidade que envolve os Educadores Químicos de Minas Gerais e de todo o Brasil, trazendo relevantes contribuições a todos aqueles que estão envolvidos com a docência na Educação Básica, Superior e com a formação de professores nos cursos de Graduação e Pós Graduação. Esse espaço de encontro seria um momento de primazia na (re)construção e intercâmbio de importantes projetos educativos, contribuindo de forma relevante para a Educação Química tanto em Minas Gerais quanto em todo o país.
Por isso, propomos a mudança do nome – Encontro Mineiro de Ensino de Química para Simpósio Mineiro de Educação Química –, crendo que essa alteração significa o marco de um novo tempo de reflexões que perpassam as relações de ensino e aprendizagem dessa Ciência, presente nos diferentes âmbitos da sociedade moderna. E com ela, estabelecemos importantes (inter)relações com a construção dos saberes, de modo que os estudantes possam conceber não apenas o conteúdo químico por si só, mas compreender de modo elucidativo o real significado dessa Ciência e sua abrangência na esfera ética, social, política, ambiental, econômica, assumido posturas críticas e reflexivas frente a sociedade e as tomadas de decisão que nos são exigidas diariamente. 
A nossa expectativa é que o Simpósio possa colaborar para uma melhor formação de pesquisadores, professores e estudantes, sendo um espaço de debates sobre variados assuntos na área da Educação Química e, ao mesmo tempo, uma aproximação entre representantes do setor privado, representantes do poder público, bem como dos órgãos de governo, instituições de pesquisa e universidades.
Comissão Organizadora do I SMEQ



E neste evento os bolsistas apresentaram uma série de trabalhos, mostrados abaixo:


Coordenador José Gonçalves e bolsista Tatiane 


                                                                    Coordenador José Gonçalves e bolsista Carina

                                                          Coordenador José Gonçalves e bolsista Jennifer
                                                                     
                                                                          Supervisora Julieta

                                                         Bolsistas Juliana e Bruna e Supervisora Julieta

                                                               Bolsista Juliana e    Coordenador José Gonçalves


                                                       Bolsistas Samuel e Rísia e Coordenador José Gonçalves


Bolsista Samuel e coordenador José Gonçalves


                                                           Bolsista Irineu

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Recent Posts

Unordered List

Text Widget

Você é o visitante:

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Quem somos

Ituiutaba, MG, Brazil
Nós somos o PIBID - Química muito prazer! Fazemos parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Nosso subprojeto Química - FACIP/UFU conta com um coordenador (Prof. MSc. José Gonçalves Teixeira Júnior), uma supervisora (Profa. Julieta Hanna Kalil Dib) e onze bolsistas licenciandos (Aline, Analice Feres, Belchior Camilo, Carlla, Diele, Irineu Batista, Jackelinne, Mariana, Nayara Felix, Rosália e Thalita) atuamos na escola pública, Israel Pinheiro, desenvolvendo atividades visando o Ensino, Pesquisa e Extensão.

Seguidores