Enter Header Image Headline Here

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

III Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola

Os Encontros sobre investigação na escola constituem uma oportunidade de promover o diálogo e socialização de produções e resultados de experiências didático-pedagógicas entre professores das escolas e da universidade e estudantes da Licenciatura e da pós-graduação. Nesta perspectiva, foi promovido o III Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, pelo NUCLI-FACIP/UFU, com apoio do PIBID-UFU (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Pretende-se dar continuidade às interações iniciadas com a realização dos I e II Encontros Mineiros Sobre Investigação na Escola e ampliar as ações, especialmente nos âmbitos regional e estadual.
Teve como público alvo professores da Educação Básica e da Universidade, estudantes de graduação e pós-graduação e outros que atuam no âmbito da educação, envolvidos com trabalhos de investigação escolar e/ou de inovação da prática pedagógica.

A importância do evento para a Educação, em seus diversos níveis, pode ser caracterizada pelos seguintes objetivos:
  • Colocar em evidencia/debate a perspectiva dialógica, reflexiva e formativa de professores, tendo como base atividades/ações que emergem das escolas e/ou estão relacionadas a elas.
  • Fomentar ações de professores que estejam direcionadas à escrita, análise, avaliação e inovações do processo de ensino e aprendizagem, em especial àquelas que incluam um caráter investigativo de sua prática docente.
  • Socializar os resultados de experiências escolares inovadoras, em ambientes que congreguem coletivos de professores que debatem e avaliem suas investigações didáticas;
  • Avaliar e contrastar experiências pedagógicas alternativas de investigação na escola com a prática docente de professores inovadores.Incentivar o desenvolvimento de uma cultura de investigação-ação da prática pedagógica, coerente com diretrizes atualizadas da formação de professores.
  • Fomentar a criação e o desenvolvimento de coletivos de professores investigadores como forma de garantir a continuidade da qualificação da educação escolar.   
Os trabalhos discutidos e apresentados durante o evento foram apresentados nos GT's (Grupos de Trabalho), sobre tema específico e em comum dos trabalhos de cada grupo onde era falado o que representou o trabalho e depois discutido entre os presentes fatores relevante em relação ao tema específico.
Neste evento, além de outros assuntos, foi debatido, pelos GT's, trabalhos que evidenciaram para outros pesquisadores do Ensino ações do Programa PIBID nas escolas em que atua, além promover discussões interdisciplinares que contribuem tanto na formação inicial dos graduandos PIBID e na formação continuada de professores e pesquisadores da área de Ensino das licenciaturas das escolas.

Momento de Encerramento do Evento.

Prêmio Nobel de Química - 2012

Nesta quarta-feira 10/10, dois médicos americanos foram agraciados com o Prêmio Nobel de Química. Robert Lefkowitz e Brian Kobilka foram responsáveis por descobrir a existência dos receptores celulares acoplados à proteína G, estruturas que estão presentes na parede das células e realizam sua comunicação com o ambiente externo. Seus estudos foram realizados em laboratórios médicos, explicaram processos do corpo humano e salvaram muitas vidas – o que talvez justificasse o Nobel de Medicina. Mesmo assim, o prêmio de Química também é válido, pois as descobertas da dupla tiveram forte influência na área, principalmente na bioquímica e no desenvolvimento de novos medicamentos. “Hoje a ciência é vista como um processo interdisciplinar. Eles tiveram uma grande importância na compreensão dos mecanismos bioquímicos de sinalização celular”, diz Rosely Godinho, professora de farmacologia celular na Universidade Federal de São Paulo.

Em nota, a instituição que concede a premiação, disse que: "cerca da metade de todos os remédios fazem efeito através dos receptores acoplados a proteínas G", por isso a descrição de seu "funcionamento interno" levará a grandes avanços neste âmbito.

                                 Robert J. Lefkowitz                      Brian Kobilka
O cientista Lefkowitz trabalha no Instituto Médico Howard Hughes e no Centro Médico Universitário Duke, de Durham (EUA), e Kobilka é pesquisador da Escola Universitária de Medicina Stanford (EUA).

Fonte: Veja Online / Folha Online

Popular Posts

Recent Posts

Unordered List

Text Widget

Você é o visitante:

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Quem somos

Ituiutaba, MG, Brazil
Nós somos o PIBID - Química muito prazer! Fazemos parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Nosso subprojeto Química - FACIP/UFU conta com um coordenador (Prof. MSc. José Gonçalves Teixeira Júnior), uma supervisora (Profa. Julieta Hanna Kalil Dib) e onze bolsistas licenciandos (Aline, Analice Feres, Belchior Camilo, Carlla, Diele, Irineu Batista, Jackelinne, Mariana, Nayara Felix, Rosália e Thalita) atuamos na escola pública, Israel Pinheiro, desenvolvendo atividades visando o Ensino, Pesquisa e Extensão.

Seguidores