Enter Header Image Headline Here

sábado, 3 de novembro de 2012

Dicas de estudo - ENEM


O ENEM está chegando e para aqueles que pretendem se preparar melhor para o exame devem organizar um cronograma de estudos, separando os horários e os assuntos que devem ser estudados. Um cronograma, a compreensão dos pais, metas razoáveis, alimentação saudável, atividades físicas e descanso são elementos que devem fazer parte da vida do jovem que está se preparando para o Enem.
               
Cronograma

O cronograma de estudos deve priorizar as matérias em que o estudante vá gastar mais tempo -aquelas em que ele tem mais dificuldade. Segundo o professor Joe Landsberger, que tem um site com dicas de estudos em 35 idiomas, essa é uma boa estratégia: no começo, o candidato estará mais "fresco", com mais energia para a tarefa. No entanto, o estudante ao Enem não deve deixar de estudar nenhuma disciplina, já que todas serão cobradas.

Estudo e intervalo

Após definir os assuntos a serem estudados, deve-se alternar blocos de estudo, com duração máxima de uma hora, e pequenos intervalos para um lanche ou um copo de água. "Só não se pode esquecer-se de voltar para os estudos depois. O intervalo é uma oportunidade para se alimentar, relaxar e ganhar energia para a próxima etapa de estudos", diz Landsberger.
"Quando estuda, o jovem tem que ser realista: nossa atenção não dura 6 horas, não adianta ficar na frente dos livros quando já não estamos prestando atenção. A pausa relaxa e ajuda a focalizar novamente naquilo em que temos que nos concentrar", explica Ana Maria.
Resumos e revisões semanais também são uma boa estratégia para fixar conteúdos, segundo o professor Landsberger. O estudante pode reservar um horário por semana só para isso, adaptando as atividades de acordo com as prioridades provas, caso o jovem ainda esteja no ensino médio. Identificar fontes que possam ajudá-lo a estudar, como pesquisas na internet ou um amigo que domine mais a matéria, é outra forma de ajuda.
               
Preparação e trabalho

E se o estudante também trabalhar? Os especialistas recomendam que esses jovens utilizem o tempo de forma inteligente, aproveitando o período que têm livre durante o transporte, ou durante o almoço, além dos fins de semana e feriados. "Para quem trabalha é mais difícil, mas ninguém morre de estudar", diz o professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do curso Anglo. Ele ressalta que a preparação tem que começar na primeira série do ensino médio. "O problema é que a maioria não estuda para aprender, estuda apenas para passar, e todo mundo fica apavorado depois. O melhor é sentar e estudar", diz. Ele recomenda treinar com as questões dos anos anteriores e simulados, bem como fazer anotações das aulas.  "O aluno não deve só ler a matéria, deve ler, absorver e interpretar, não é só 'leitura de jornal'", afirma.

Dicas

Se você é daqueles que senta em frente aos livros e começa a pensar em tudo, menos em estudar, a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil, dá uma dica: para evitar a dispersão, o estudante deve fazer tudo o que está pendente antes de começar a olhar a matéria. "Se o jovem está com fome, se está pensando em outras coisas que ele tem que fazer, ele tem que, primeiro ir resolver essas coisas, para, depois, ir estudar", diz.
Ao organizar uma rotina, a psicóloga aconselha os estudantes a serem flexíveis. Eles devem saber balancear os momentos de estudo com os de descanso e lazer, bem como fazer atividades físicas e ter uma alimentação saudável. "Deve-se evitar cafeína e açúcar refinado, que podem deixar o estudante hiperativo, dificultando sua concentração", diz.
Ana Maria afirma que o excesso de doces ou cafeína são prejudiciais por darem uma sensação de energia que é passageira. "Depois que a pessoa começa a voltar a seu estado normal, ela tende a ficar mais cansada", explica.

Atividades físicas

As atividades físicas, além de serem importantes para a saúde, são uma boa maneira de equilibrar o nível de estresse. A interação com colegas, seja numa passeio ou em conversas, também é fundamental. "Se o estudante não fizer outras atividades que não sejam mentais, ele tende a ficar disfuncional, ou seja, não conseguirá render tanto nos estudos", conta Ana Maria.

Relaxamento

Técnicas de relaxamento, para fazer tanto durante os estudos quanto antes da prova, também são uma boa medida para manter-se calmo. "Deitado ou sentado, deve-se respirar pelo nariz, como se o estudante estivesse enchendo um balão. Depois, o estudante deve expelir o ar pela boca ou pelo nariz", ensina.

Local de estudo

O espaço de estudos deve ser livre de distrações e precisa permitir o aumento da concentração. Ter uma alternativa ao local padrão, tal como uma biblioteca, também é bom para mudar um pouco. "A mudança de local pode trazer recursos extras", explica o professor Joe Landsberger, que organizou um site de estudos em 35 línguas.

Família

A colaboração dos pais e dos demais membros da família também é importante para dar tranquilidade ao estudante. Ana Maria diz que os pais devem respeitar a maneira que o estudante tem de estudar, seja evitando interrompê-lo, seja deixando-o ouvir música -se essa for a melhor maneira que ele tem para se concentrar. "Os adultos têm que entender a maneira que é mais produtiva para o jovem estudar: às vezes, há aqueles que se concentram melhor ouvindo música ou rabiscando. Eles devem respeitar seus hábitos", diz.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

III Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola

Os Encontros sobre investigação na escola constituem uma oportunidade de promover o diálogo e socialização de produções e resultados de experiências didático-pedagógicas entre professores das escolas e da universidade e estudantes da Licenciatura e da pós-graduação. Nesta perspectiva, foi promovido o III Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, pelo NUCLI-FACIP/UFU, com apoio do PIBID-UFU (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Pretende-se dar continuidade às interações iniciadas com a realização dos I e II Encontros Mineiros Sobre Investigação na Escola e ampliar as ações, especialmente nos âmbitos regional e estadual.
Teve como público alvo professores da Educação Básica e da Universidade, estudantes de graduação e pós-graduação e outros que atuam no âmbito da educação, envolvidos com trabalhos de investigação escolar e/ou de inovação da prática pedagógica.

A importância do evento para a Educação, em seus diversos níveis, pode ser caracterizada pelos seguintes objetivos:
  • Colocar em evidencia/debate a perspectiva dialógica, reflexiva e formativa de professores, tendo como base atividades/ações que emergem das escolas e/ou estão relacionadas a elas.
  • Fomentar ações de professores que estejam direcionadas à escrita, análise, avaliação e inovações do processo de ensino e aprendizagem, em especial àquelas que incluam um caráter investigativo de sua prática docente.
  • Socializar os resultados de experiências escolares inovadoras, em ambientes que congreguem coletivos de professores que debatem e avaliem suas investigações didáticas;
  • Avaliar e contrastar experiências pedagógicas alternativas de investigação na escola com a prática docente de professores inovadores.Incentivar o desenvolvimento de uma cultura de investigação-ação da prática pedagógica, coerente com diretrizes atualizadas da formação de professores.
  • Fomentar a criação e o desenvolvimento de coletivos de professores investigadores como forma de garantir a continuidade da qualificação da educação escolar.   
Os trabalhos discutidos e apresentados durante o evento foram apresentados nos GT's (Grupos de Trabalho), sobre tema específico e em comum dos trabalhos de cada grupo onde era falado o que representou o trabalho e depois discutido entre os presentes fatores relevante em relação ao tema específico.
Neste evento, além de outros assuntos, foi debatido, pelos GT's, trabalhos que evidenciaram para outros pesquisadores do Ensino ações do Programa PIBID nas escolas em que atua, além promover discussões interdisciplinares que contribuem tanto na formação inicial dos graduandos PIBID e na formação continuada de professores e pesquisadores da área de Ensino das licenciaturas das escolas.

Momento de Encerramento do Evento.

Prêmio Nobel de Química - 2012

Nesta quarta-feira 10/10, dois médicos americanos foram agraciados com o Prêmio Nobel de Química. Robert Lefkowitz e Brian Kobilka foram responsáveis por descobrir a existência dos receptores celulares acoplados à proteína G, estruturas que estão presentes na parede das células e realizam sua comunicação com o ambiente externo. Seus estudos foram realizados em laboratórios médicos, explicaram processos do corpo humano e salvaram muitas vidas – o que talvez justificasse o Nobel de Medicina. Mesmo assim, o prêmio de Química também é válido, pois as descobertas da dupla tiveram forte influência na área, principalmente na bioquímica e no desenvolvimento de novos medicamentos. “Hoje a ciência é vista como um processo interdisciplinar. Eles tiveram uma grande importância na compreensão dos mecanismos bioquímicos de sinalização celular”, diz Rosely Godinho, professora de farmacologia celular na Universidade Federal de São Paulo.

Em nota, a instituição que concede a premiação, disse que: "cerca da metade de todos os remédios fazem efeito através dos receptores acoplados a proteínas G", por isso a descrição de seu "funcionamento interno" levará a grandes avanços neste âmbito.

                                 Robert J. Lefkowitz                      Brian Kobilka
O cientista Lefkowitz trabalha no Instituto Médico Howard Hughes e no Centro Médico Universitário Duke, de Durham (EUA), e Kobilka é pesquisador da Escola Universitária de Medicina Stanford (EUA).

Fonte: Veja Online / Folha Online

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Curso de Química da Facip UFU eleito entre os Melhores!

Recentemente foi atríbuido o curso de Química, da FACIP-UFU, quatro estrelas em avaliação feita pelo Guia do Estudante da Editora Abril, indicado como um dos melhores cursos entre as melhores universidades.

Parabéns a todos os professores, alunos e técnicos do curso de Química da FACIP!

 


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Evento de Integração do PIBID/PONTAL

No dia 11/08/2012, foi realizado no Campus Pontal, o Evento de Integração do PIBID, que ocorre normalmente no final de cada semestre, e desta vez ocorreu separadamente entre os campi de Uberlândia e o Campus Pontal, em Ituiutaba.  No evento em Ituiutaba, foram envolvidos os subprojetos do PIBID da FACIP/UFU:

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA / PONTAL
DIVERSIDADE CULTURAL / PONTAL
EDUCAÇÃO POPULAR / PONTAL
QUÍMICA / PONTAL
BIOLOGIA / PONTAL
CIÊNCIAS DA NATUREZA / PONTAL
FÍSICA / PONTAL
MATEMÁTICA / PONTAL
GEOGRAFIA / PONTAL
HISTÓRIA / PONTAL
PEDAGOGIA ALFABETIZAÇÃO / PONTAL
PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL / PONTAL
PEDAGOGIA GESTÃO / PONTAL

Realizou-se o evento em dois períodos: 
Manhã  –  8:00 às 12:00:
  • Credenciamento e entrega de material;
  • Sessão de abertura;
  • Intervalo  –  apresentação cultural;
  • Sessões coordenadas  –  projetos edital CAPES 2011.

Tarde –14:00 às 17:30:
  • Palestra – Profa. Camila Lima Coimbra – DIREN – “Provocações”;
  • Café com banners e apresentação de materiais didáticos projetos edital CAPES 2009;
  • Sessões coordenadas projetos edital CAPES 2012;
  • Apresentação cultural;
  • Encerramento.
O alvo deste Evento de Integração, assim como do PIBID é intensificar e promover as relações entre a universidade e educação básica pelo estabelecimento de parcerias colaborativas que visam formação de professores das diversas áreas do conhecimento.

Imagens da participação subprojeto Química / Pontal, durante o evento:






quinta-feira, 2 de agosto de 2012

XVI Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ/ X EDUQUI – Encontro de Educação Química da Bahia

O XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é um evento bianual promovido pela Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e organizado por Instituições de Ensino Superior brasileiras, estimulou e tem estimulado a pesquisa em Ensino de Química em todo o país. O desenvolvimento da área levou, em 1994, à criação da Revista Química Nova na Escola, que se tornou o principal periódico de ensino química do Brasil, tendo alavancado e consolidado a qualidade dos trabalhos de pesquisa.
O ENEQ comemorou, portanto, 30 anos de congregação dos educadores químicos no Brasil em 2012. Nesta oportunidade, o ENEQ, na cidade de Salvador, Bahia, foi realizado no período de 17 a 20 de julho de 2012, e competiu à Universidade Federal da Bahia o encargo de organizá-lo, juntamente com outras IES baianas.
Concomitantemente, os pesquisadores das Universidades Federais e Estaduais da Bahia estiveram realizando a 10ª edição do EDUQUI – Encontro de Educação Química da Bahia.


Os Objetivos:
  • Congregar professores, pesquisadores, estudantes e outras pessoas atuantes na educação básica e na educação superior e interessadas na área de Educação Química, incrementando e articulando contatos diversificados concernentes a produções científicas.
  • Socializar, debater e refletir criticamente idéias e produções acadêmicas ligadas à área de ensino de química à luz das tendências, concepções e práticas atuais, visando contribuir para a formação em química da sociedade, através da melhoria da formação dos professores de química.
  • Intensificar a interlocução entre grupos de pesquisa em linhas temáticas da área da Educação Química, inter-relacionando e alimentando conhecimentos, ações e mudanças junto às comunidades em âmbito local, regional e nacional.
  • Fortalecer o intercâmbio com pesquisadores em ensino de química estrangeiros. 
  • Fortalecer a centralidade do professor como agente de transformação do ensino de química no sentido de sua melhor qualidade.

O PIBID Química/Pontal, contou com o envio de 12 trabalhos realizados no âmbito do programa, que foram apresentados no evento. Este ENEQ representou uma ação afirmativa em compartilhar nossas vivências metodológicas no Ensino de Química, além de vivenciar novas experiências e perspectivas, observadas em outros trabalhos.


segunda-feira, 30 de julho de 2012

quinta-feira, 26 de julho de 2012

sábado, 30 de junho de 2012

Dia do Químico: Experimentos, Teoria e Prática

Em comemoração ao Dia do Químico (18/06) na Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, os bolsistas PIBID realizaram uma mostra de diversos experimentos, sendo eles:
 
GELECA, com objetivo de evidenciar uma reação de polimerização por meio da alteração de consistência do material e estrutura rígida.

SANGUE DO DIABO, com objetivo de evidenciar uma reação por meio de deslocamento de equilíbrio químico pela adição de ácido e base com mudança de cor no sistema.

SERPENTE DO FARAÓ, com objetivo de evidenciar um fenômeno químico por meio de uma reação de combustão.

RELÓGIO DE IODO, com objetivo de evidenciar o efeito da concentração e da temperatura na velocidade de uma reação por meio de uma súbita mudança de cor no sistema.

VARINHA MÁGICA, com objetivo de evidenciar uma reação exotérmica por meio da oxidação do álcool.


DEIXANDO A ÁGUA TRANSPARENTE, com objetivo de evidenciar uma reação por meio de adição de ácido e óxido, com mudanças de cores. 

Os experimentos foram demonstrados e explicados pelos bolsistas PIBID à comunidade escolar. À medida que os bolsistas demonstravam os experimentos, explicavam teoricamente os fenômenos observados durante atividade prática.

Essa experiência pedagógica foi importante na formação docente dos bolsistas PIBID, pois possibilitou uma forma metodológica diferenciada no ensino pautado na experimentação.

E possibilitou um contato com alunos do Ensino Fundamental que se mostraram entusiasmados nas demonstrações e explicações dos experimentos realizados, e também de forma a divulgar a importância do PIBID na escola. Além disso, permitiu a divulgação das atividades desenvolvidas no subprojeto e do saber científico na formação pedagógica cidadã dos alunos da escola.

Agradecemos ao apoio da equipe gestora (Denísia, Iara, Marcelo, João), pedagógica (Márcia, Fabiana, Meiriluce, Vanessa) e docente (Carmem, Eva, Rívia) e demais colaboradores da Escola.

Mostra da Semana do Meio Ambiente, na Escola Estadual Governador Israel Pinheiro

No 06/06, no turno Matutino, foi realizada na escola uma Mostra em comemoração à Semana do Meio Ambiente, promovida pelas professoras Eva, Carmem, Rívia, Julieta, com auxílio dos alunos de suas turmas, com a colaboração dos bolsistas PIBID. Foram desenvolvidas as seguintes atividades:


PASSEATA ECOLÓGICA: Observação pelos alunos e visitantes da poluição causada pela população e dos prejuízos que causa ao meio ambiente e a biodiversidade local, próxima à escola. Durante o passeio forma levados cartazes e faixas, os alunos ficaram na rotatória com o material produzido, chamando a atenção dos motoristas que ali passavam, sob a supervisão dos professores, supervisora e diretora, com coordenação do professor João Batista de Biologia:

Passeata Ecológica

PRODUÇÃO DE SABÃO SÓLIDO E LÍQUIDO: Foi descrito o processo de produção, uso dos saberes populares pelas donas de casa e dicas de produção; foi trabalhada com os visitantes a importância de se reciclar o óleo de cozinha e sobre poluição causada aos rios por estes resíduos oleaginosos, onde foram mostrados dados estatísticos; foi distribuído amostra dos produtos produzidos aos visitantes.



Amostra de sabão sólido e líquido

CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS: Como aranhas; carrinhos; helicóptero (o professor de Física, Samir declarou que irá ensinar aos seus alunos do primeiro ano, um mecanismo para girar a hélice); um robô gigante feito com PET (destacando a reutilização das PET’s para outros fins);

Brinquedos produzidos pelos alunos


PRODUÇÃO DE LIXEIRAS COM GARRAFAS PET: Incentivando a separação dos resíduos sólidos, para seletiva doméstica. Os alunos fizeram lixeiras para separação do lixo em casa e trabalharam para conscientização da ideia;


 Lixeiras produzidas
PRODUÇÃO DE UM BEBEDOURO ARTESANAL: Utilizando garrafa PET;
  
Bebedouro de PET
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO APLICÁVEL À ESCOLA – ESCOLA “ECO-SUSTENTÁVEL”, COMO NOS TORNAR UMA?: Os estudantes elaboraram uma lixeira especial, onde a principal separação foi papel, plástico e “chiclete”, que, segundo eles, é o que se tem mais consumido na sala de aula;


MOSTRA GASTRONÔMICA VEGETAL SUSTENTÁVEL: Foram preparados os mais variados pratos com as partes dos alimentos que geralmente são jogados fora, como doces, tortas, sucos, bolos, como por exemplo, bolo de bagaço de laranja, suco da casca de abacaxi com hortelã, foi dito ao visitante, que só poderia degustar o prato se ouvisse primeiro o objetivo do trabalho e a importância do reaproveitamento dos alimentos na questão de saúde pública e nutricional também;


Mostra gastronômica
MODA “ECO-SUSTENTÁVEL”: Confecção de três looks, dois femininos e um masculino, todo feito com saco plástico de lixo, papel reciclado, chapas de radiografia, caixinha de leite e acessórios um colar feito com jornal, bolsa com anéis de lata no crochê. Após a mostra, foi feito um desfile com as peças;

Desfile mostrando os looks produzidos

HORTA VERTICAL NA GARRAFA PET: Os alunos, com a ajuda dos pais, fizeram uma estrutura da horta com arame de aço, prepararam o adubo orgânico e transplantaram variadas mudas como de alface, mostarda, coentro, salsinha, beterraba, entre outros. 


Horta vertical


PRODUÇÃO DE ÁLCOOL EM GEL: Realizado por alunos da professora Carmem, com distribuição de amostras para o público;

Alunos produzindo o álcool em gel
TELAS: Exposição das telas pintadas pelos alunos da professora Rívia, dos turnos Matutino e Vespertino, com tinta feita por eles e pintura com temas sobre preservação ambiental. O material ficou exposto no salão para visitação dos alunos dos três turnos da escola;


Exposição de telas
PARÓDIAS: Seleção das oito melhores paródias envolvendo temas dos conteúdos estudados, coordenado pela Professora Carmem. A final, com os três melhores será no Dia do Químico (18/06);

COLETA DE MATERIAIS PARA DESCARTE: Conscientização de alunos e todos os envolvidos na Escola da importância do descarte correto de pilhas, baterias, baterias de celular, carregador de bateria e pilhas e fones de ouvido, em agência especializada, coordenado pela Professora Julieta, do turno Noturno, com extensão aos alunos do Matutino e Vespertino, refletindo sobre a preservação do meio ambiente. Os coletores ficarão dispostos no corredor central da Escola;

 
Ponto de coleta de materiais para descarte
Depois da mostra, os alunos recolherem todo o lixo gerado com o evento e deixaram a escola limpa.



Essas atividades propiciou uma interação tanto discente como docente nas atividades desenvolvidas e uma iniciativa para conscientização ambiental e ecológica.

Popular Posts

Recent Posts

Unordered List

Text Widget

Você é o visitante:

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Quem somos

Ituiutaba, MG, Brazil
Nós somos o PIBID - Química muito prazer! Fazemos parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Nosso subprojeto Química - FACIP/UFU conta com um coordenador (Prof. MSc. José Gonçalves Teixeira Júnior), uma supervisora (Profa. Julieta Hanna Kalil Dib) e onze bolsistas licenciandos (Aline, Analice Feres, Belchior Camilo, Carlla, Diele, Irineu Batista, Jackelinne, Mariana, Nayara Felix, Rosália e Thalita) atuamos na escola pública, Israel Pinheiro, desenvolvendo atividades visando o Ensino, Pesquisa e Extensão.

Seguidores